Vamos revisitar o seu 2020

Nessa época do ano há celebrações, tradições, rituais, troca de presentes, as famílias se reúnem; ficamos mais emotivas e saudosas. Enfim, cada uma tem o seu jeito de aproveitar o momento. Difícil é ficarmos alheias ao clima que toma conta à nossa volta, ainda mais com crianças por perto, por isso de alguma forma celebramos.


Gosto muito de aproveitar esse período, de preferência antes do Natal, para fazer uma retrospectiva de como foi o ano. E que ano! Onde todas as mulheres mães sentiram-se mais próximas e empáticas mesmo com a distância física. Digo isso porque vivi (e vivo) desafios semelhantes aos da irmã que mora no Chile, da cliente na Alemanha, das vizinhas do condomínio - como por exemplo o home office, filhos sem escola presencial e outras atividades fundamentais, distanciamento da família, amigos. A lista é grande! Acredito que mesmo sendo um ano desafiador e sem precedentes para todas, com a retrospectiva podemos avaliar, celebrar, agradecer e renovar as energias para o que virá.


O convite aqui é experimentar fazer a retrospectiva por temas, um pouco de cada vez, respeitando o seu ritmo. A intenção é que seja algo bom, que você perceba onde (e como) chegou com os passos dados para estar aqui hoje; que sirva de base para organização e planejamento pessoal; que seja leve e faça a diferença para você.


Vamos lá? Primeiro escolha uma playlist. Com música sempre é melhor! Depois pense em tudo o que é relevante para você sobre o tema que está sendo avaliado e escreva em notas adesivas. Faço isso com um tema por vez (logo abaixo coloco algumas sugestões). E então faça as perguntas: 1) O que foi realmente bom? 2) O que quero fazer mais? 3) O que quero fazer diferente? 4) Há algum impeditivo? 5) Como me senti?


Os temas – 1) Realização: Meu trabalho, parcerias, meu negócio, meus empreendimentos. 2) Autocuidado, Saúde: Como me relaciono com as necessidades para manter meu corpo saudável. 3) Relação com o dinheiro: Tudo o que envolve a minha relação com as finanças. 4) Espiritualidade, Saúde da mente: Como me relaciono com o que mantém a minha mente saudável. 5) Desenvolvimento intelectual: Tudo o que faço para manter o meu desenvolvimento em dia. 6) Relacionamento, Família, Filhos: O que faço e como passo esse tempo com qualidade. 7) Lazer, Diversão, Hobbies: Como me conecto comigo e aproveito a minha companhia.


Lembrando que não precisa seguir essa sequência, pode escolher o tema conforme preferir. Se não quiser revisitar todos, escolha pelo menos três. Aproveite o momento e boa retrospectiva!


(Texto escrito para o blog Benditas Mães em 14/12/2020)



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo